Não importa se é impulsionado por um recomeço de ano, não importa em qual fase da vida, a verdade é que passamos muitos anos, algumas vezes décadas, dizendo a nós mesmos: “Agora, eu vou ser feliz”. Mas como fazer isso?  Afinal é possível ter um coração pleno de felicidade nesta vida?

Fazemos planos, projetos, nos comprometemos a alcançar o que acreditamos ser a verdadeira felicidade, mas sempre nos vemos diante de nossas frustrações pessoais. E são várias as áreas da vida, que apesar de estarem interligadas, precisam de atenção: Amor, família, dinheiro, profissão.

Embora, a maioria das pessoas acredite que seja difícil encontrar, conquistar ou manter a felicidade, na verdade a dificuldade está em entender o que significa ser e estar feliz. Ora, ser e estar são verbos complexos, porque são verbos que aprendemos a usar tão logo começamos a sentir, tão logo aprendemos a falar, tão logo estamos no início da formação de nossos sentimentos mais recônditos. Por isso, proponho que todos façam a seguinte pergunta para o seu “eu”: Você está procurando a felicidade no lugar certo? Às vezes você sente que você foi vivendo e todas aquelas áreas que precisam estar bem, foram simplesmente seguindo fora de controle, como uma correnteza e hoje é como se tudo tivesse virado um grande mar onde você está perdido e não tem muito controle? Um mar onde vive dando braçadas sem sair do lugar?

Pois se você se sente assim é porque provavelmente deve estar precisando parar de se debater, pensar, respirar e buscar ter mais consciência sobre cada ponto de sua vida e então mudar de atitude. Preste atenção! Consciência é prestar atenção e prestar atenção é o que vai te proporcionar a segurança, o autocontrole para mudar de atitude. Só assim você poderá ter a atitude certa, que é “nadar” no mar, seguindo uma direção e não apenas se debater. Ao parar para respirar, perceber-se, você aprenderá tanto sobre você e descobrirá erros repetitivos e quase automáticos que tem cometido, que logo estará tomando novas atitudes.

A felicidade real, completa, acontece nos pequenos, mas profundos momentos, que proporcionamos a nós mesmos diariamente, que escolhemos vivenciar e compartilhar com aqueles que amamos. Entretanto, viramos, na maioria das vezes, reféns e dependentes de situações externas para nos sentirmos felizes. Essa é uma ideia de representação que pertence ao senso comum e que vem da nossa infância, passando de geração para geração.

Felicidade verdadeira só é alcançada quando paramos para analisar cada área de nossa vida e para isso, é preciso um pouco de coragem. Entender o que está faltando em cada uma delas, o que precisa ser mudado, onde estamos dando “murro em ponta de faca”. E sobre isso explico mais também no artigo (A Felicidade nunca foi tão urgente).

Mudar de atitude depende de sua atenção e de sua intenção (você quer mesmo mudar)? Saiba que a partir do momento em que você decidir ser feliz, terá que abandonar velhas convicções e se deparará com novas fronteiras a serem transpostas. E você conseguirá! Conseguirá porque ganhou mas consciência e essa consciência te ajudou a mudar de atitude. Mas lembre-se, tudo isso é um processo, vá com calma, escolha as primeiras áreas onde precisa mudar, repense-as e tome uma ou no máximo duas atitudes diferentes, com precisão, vá fazendo esse exercício, logo a mudança e a felicidade verdadeira começarão a florescer e você estará nadando em águas mais tranquilas.

Temas: ,

CEO do Centro Hoffman, é expert em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, considerada uma das maiores especialistas no método Hoffman no Brasil. Palestrante, Coach, Master Practitioner em PNL, Consteladora Sistêmica, autora de "O Mapa da Felicidade" e de "Perdão, A Revolução que Falta", além de coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Coach.

17 respostas para “Como ter novas atitudes para uma vida mais feliz e tranquila”

  1. João rodrigues disse:

    boa tarde heloisa ”
    ótimo o seu trabalho estou aprendendo muito
    eu dou nota 10 pró seu trabalho.

    • centrohoffman disse:

      João que alegria! Obrigada e na verdade o meu trabalho, que para mim é um grande prazer, é poder levar um pouco de meu conhecimento a vocês. Amor e luz

  2. Graciella disse:

    Obrigada pelas aprendizagens!

  3. Parabens sabias palavras!!
    bjs
    Sandra

  4. Gabriela disse:

    Lindo texto, Heloísa!

    Beijos,
    Gabriela

  5. iara silva disse:

    Gosto de seu trabalho, muito me edifica! gratidão.

  6. José Messias Lima disse:

    As vezes a gente quer só ouvir uma palavra de conforto, e você Heloisa sabe a hora certa, ler esse texto agora foi sensacional.. precisa parar e respirara, a gente esquece do bem que isso nos faz… – GRATIDÃO.

  7. Isa Moreira disse:

    Muito bom! Viva Heloísa Capelas.
    Obrigada.

  8. Fátima Sampaio disse:

    Parabéns, Heloísa!
    Texto maravilhoso! Nos leva à reflexão e ao conhecimento sobre Amor e Luz.
    Obrigada.

  9. obrigada voce é uma inspiração para mim

  10. Obrigada, voce é uma inspiração para mim

  11. ANDRESSA disse:

    Gratidao Heloisa!
    E parabens pela dedicação e amor nesse caminho tão lindo ajudando em nossa evolução!
    Bjs
    Andressa Tais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *