Olá!

Recentemente, ministrei mais uma edição do treinamento “Educação Para Líderes”, que eu mesma concebi com base na metodologia Hoffman. O curso tem a duração de um fim de semana e é voltado para todos aqueles profissionais e empresas que desejam favorecer a liderança mais inovadora, positiva e sustentável.

Quando criei esse treinamento, a minha ideia era trazer uma proposta diferenciada para o mercado. Já existem, por aí, muitos cursos para líderes – muitos, aliás, muito bons! –, mas a maioria foca na relação que se quer criar com os liderados ou mesmo nas ações que, em tese, “são obrigatórias” para quem quer construir uma liderança sólida, entre tantas outras possíveis abordagens que, em suma, buscam trabalhar o que se passa do lado de fora das relações de liderança.

O “Educação para Líderes” faz o inverso. Ele trabalha com o líder interno, com a autoliderança, com o princípio de que eu só dou conta de liderar alguém se, antes, for capaz de liderar a mim mesma. E isso, naturalmente, perpassa pelo Autoconhecimento: eu preciso olhar para mim, reconhecer meus potenciais e minhas fraquezas, abraçar tudo o que me compõe se quiser assumir a liderança da minha própria trajetória.

 

O “Educação para Líderes” faz o inverso. Ele trabalha com o líder interno, com a autoliderança, com o princípio de que eu só dou conta de liderar alguém se, antes, for capaz de liderar a mim mesma. E isso, naturalmente, perpassa pelo Autoconhecimento: eu preciso olhar para mim, reconhecer meus potenciais e minhas fraquezas, abraçar tudo o que me compõe se quiser assumir a liderança da minha própria trajetória.

Educação para Líderes: sua vida, sua responsabilidade

Um dos lemas do Educação Para Líderes é: “sua vida, sua responsabilidade”. Na prática, isso significa que, para liderar a si mesmo(a), a primeira coisa que você ou qualquer outra pessoa precisa fazer é sair da vitimização.

Sim, é possível e provável que algo muito difícil já tenha lhe acontecido. Que esse episódio lhe doeu, magoou, enfraqueceu e fez até pensar em desistir. Aliás, é bem provável também que você não tenha tido muita escolha diante do que lhe aconteceu, que não tenha tido a menor chance ou controle da situação… Enfim, seja lá o que foi, esse momento difícil apenas lhe aconteceu, sem sua anuência, sem sua autorização, sem sua decisão! Mas, veja, isso não lhe torna vítima.

Você foi prejudicado(a) por essa experiência lá no passado, mas se isso continua a lhe prejudicar até hoje, se continua a ser um impeditivo, se continua a abastecer pensamentos limitantes que lhe impedem de ir além… Bem, isso é vitimização. Isso é escolha. E está nas suas mãos interromper esse processo, o que somente será possível pela Autoliderança.

E, hoje, eu quero compartilhar com você alguns dos passos fundamentais que também ensino aos alunos que passam pelo Educação Para Líderes. Vamos lá?

1 – Educação para Líderes: sem ação, seus planos não saem do papel

Está nas suas mãos construir o futuro que você quer, mas, para isso, você precisa começar a colocar tijolo por tijolo a partir de agora mesmo. Pare de esperar. Sem ação, não haverá realização. Dê o primeiro passo na direção dos seus objetivos hoje, por menor que ele lhe pareça, porque, de passo em passo, você percorrerá sua trajetória rumo ao sucesso.

 

2 – Educação para Líderes: ouça sua Inteligência Espiritual

Você pode não saber e, talvez, nem acreditar, mas existe um pedacinho seu que está pronto para tomar decisões com muita sabedoria e assertividade. A sua Inteligência Espiritual está aí, a seu alcance, e esperando que você a acesse. Então, abrace e escute sua intuição. Ela é sua melhor parte.

 

3 – Educação para Líderes: reveja seus pensamentos e posturas

De nada adianta fazer toda a força do mundo em prol de um objetivo, se, durante essa ação, você repete para si mesmo(a) uma série de crenças limitantes: “isso não vai me levar a nada”; “não vai dar certo”; “acho que vou falhar”. Esses pensamentos impregnam suas ações e lhe tornam muito mais suscetível a falhar. Se você não acredita que terá sucesso, você não terá sucesso, até que mude suas crenças e pensamentos.

 

4 – Educação para Líderes: resgate os aprendizados que obteve com seus primeiros líderes

Olhe para sua história. Quem foram as pessoas que, em primeiro lugar, lideraram sua vida? Foram seus pais? Seus cuidadores? E como é que eles lhe comandaram? Eles foram bravos, agressivos, temerosos? Foram cuidadosos, carinhosos, amorosos? Eles sabiam como comunicar seus comandos de maneira clara e respeitosa ou lhe impunham ordens? E o mais importante: quanto disso tudo continua presente nas suas ações hoje, agora que você é adulto(a)?

 

5 – Educação para Líderes: cuidado com os feedbacks

Erros acontecem. Você é falho(a), assim como seus liderados. Cuidado com as punições que aplica a si mesmo(a) e aos outros por suas falhas. Ambientes e pessoas que não toleram falhas tendem a inovar menos, afinal, não aceitam o risco de errar! E lembre-se: não dê feedbacks com raiva. Na raiva, tudo o que você faz, mesmo sem querer, é magoar ao outro sem propósito.

 

6 – Educação para Líderes: você quer ter razão ou ser feliz?

Se você quer ter razão, não precisa mudar nada na sua forma de pensar ou agir; apenas assuma, com sua consciência, que o que lhe importa é permanecer certo e que ninguém poderá lhe demover da sua razão (você consegue ficar em paz com essa escolha?). Se quer ser feliz, as possibilidades todas estão aí, mas o primeiro passo dessa trajetória é aceitar que a felicidade contém a vulnerabilidade, inclusive a sua vulnerabilidade. Solte o cabo de guerra e permita-se ser quem e como você é, com seus erros e acertos.

O que eu quero lhe mostrar, hoje, é que o líder do futuro, inovador, comprometido, engajado, é aquele que deixa sua luz brilhar e serve de inspiração para que o outro brilhe também. Ele empreende a revolução que espera do mundo e tem coragem de fazer diferente para inovar!

Já está muito claro que o autoconhecimento e a autorreflexão abrirão as portas para a verdadeira inovação que a humanidade busca. Olhar para nós mesmos é o que nos dará a chance de fazer diferente, conviver com o diferente, construir o diferente. E o Educação Para Líderes é o treinamento que pode lhe mostrar como dar início a essa trajetória!

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Espero que tenha gostado desse conteúdo.

Até a próxima!

Temas:

CEO do Centro Hoffman, é expert em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, considerada uma das maiores especialistas no método Hoffman no Brasil. Palestrante, Coach, Master Practitioner em PNL, Consteladora Sistêmica, autora de "O Mapa da Felicidade" e de "Perdão, A Revolução que Falta", além de coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Coach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *