A Câmara Municipal de São Paulo realiza, no dia 30 de agosto (2017), uma sessão solene em alusão ao Dia do Perdão, celebrado na data, conforme decretado por meio da Lei 13.437/2017. A cor escolhida para marcar o mês de agosto foi a  Violeta, por representar a transformação, remetendo à purificação e à cura nos níveis físico, emocional e mental, alertando para a importância de perdoar.

Heloísa Capelas, diretora do Centro Hoffman em São Paulo, autora do livro “Perdão, a Revolução que Falta” fará uma palestra na mesma data e local, com a presença de autoridades e representantes religiosos. O evento será aberto ao público e gratuito, basta comparecer ao local.

Agosto foi selecionado para receber a campanha pelo perdão, por marcar os 20 anos da morte do garoto Ives, sequestrado e assassinado brutalmente, o que resultou na criação do Instituto Ives Ota, criado por seus pais para apoiar famílias vítimas de violência. Durante este mês, em várias cidades brasileiras, os principais monumentos, prédios públicos e viadutos foram iluminados com a cor violeta. Esta é uma forma de contribuir para a conscientização do Perdão como forma de desenvolvimento da humanidade.

Heloísa Capelas é especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, e explica que os maiores benefícios e ganhos do perdão se relaciona a quem perdoa. “Nós não temos como inferir se produzirá algum efeito em quem foi perdoado e essa é uma das grandes confusões que se faz sobre esse tema. Muitas pessoas, infelizmente, tendem a pensar que perdoar é um gesto de ingenuidade, como se significasse que estamos autorizando, ao outro, que volte a nos magoar, ou que continue a fazer parte de nossas vidas. E perdoar não é isso, quer dizer, não tem a ver com esquecer ou com permissividade. Na realidade, trata-se de um gesto positivo e benéfico a quem o pratica. Do contrário, estaremos escolhendo, ainda que inconscientemente, continuar presos ao ressentimento, à mágoa e à vingança.

 

Serviço: Agosto Violeta – Semeando o Perdão, Colhendo a Paz
O evento: Sessão Solene do Dia Nacional do Perdão
Data e horário: Quarta-feira, 30 de agosto de 2017, às 19h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Salão Nobre Presidente João Brasil Vita, 8º andar, Palácio Anchieta / Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista.
Palestra: Perdão, A Revolução que Falta por Heloísa Capelas
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Entrada Gratuita