Desde que lancei minha campanha de fim de ano, não pude deixar de reparar no fato de que quase todo mundo confunde PROPÓSITO DE VIDA, OBJETIVO E META. E você, sabe a diferença? Bem, vou simplificar:
Propósito de vida -> Está relacionado à sua finalidade nesta vida;
Objetivo -> Aquilo que você deseja obter, realizar ou alcançar;
Metas -> As etapas que você precisa concluir para atingir seu objetivo.
O seu propósito é, metaforicamente, seu grande guarda-chuva e é abaixo dele que estão seus objetivos e metas; assim, quanto mais alinhados eles estiverem com seu propósito, mais feliz você se sentirá.
Isso significa que, bem, há uma profunda relação entre essas três coisas, mas é superimportante que você encontre e se conecte ao seu propósito de vida para que possa tornar seus objetivos e metas muito mais acessíveis!
Então, se você quer descobrir o seu propósito (ou assegurar que o que está fazendo hoje está alinhado com ele), pergunte-se: “PARA QUÊ?”.
Para que eu vivo?
Para que eu existo?
Para que sou a pessoa que eu sou?
Para que desejo casar?
Para que desejo guardar dinheiro?
Para que sou líder?
Veja que é diferente de usar “por quê?”. A resposta do “por que” leva você ao passado ou a uma reposta de status quo como: “guardo dinheiro para me sentir seguro”. Já o “para que” leva você a refletir sobre qual o sentido de guardar dinheiro.
Quando estamos conectados ao autoconhecimento conseguimos responder ao “para que” com muito mais fluidez e facilidade. É algo que conquistei no Processo Hoffman e pelo qual sou profundamente grata a Bob Hoffman.
Sempre que pratico esse exercício, eu, particularmente, vejo claramente que o meu propósito é o de motivar e desenvolver, no maior número possível de pessoas, a vontade de desfrutar do amor-próprio e da felicidade em suas vidas.
Então, convido você a fazer a principal pergunta do propósito: para que você acorda todos os dias? E quem se importa com isso? Encontre sua resposta e, depois, honre-a: esta é a sua razão de viver.